viernes, 24 de junio de 2011

Mundo Grego – Grécia antiga, clássica e helenística

História Geral





A vida social



  • Os gregos moravam em cidades-estado independentes, que chamavam de polis.
  • A agricultura era a principal riqueza.
  • As casas dos gregos eram em geral pequenas.
  • O povo preferia se reunir nas praças e parques da cidade, onde trocavam idéias.
  • Os estrangeiros tinham que pagar impostos e, em caso de guerra, prestar serviços a comunidade.



As cidades-estado gregas



Esparta

  • Fundada pelos dórios;
  • Existia uma rígida disciplina militar na cidade, pois o objetivo do Estado era fazer com que os espartanos fossem bons soldados;
  • A terra, propriedade dos cidadãos, era cultivada por escravos que pertenciam ao Estado;
  • Crianças que nasciam com algum defeito físico eram jogadas de uma colina (!), e as que nasciam perfeitas viviam com a mãe somente até os 7 anos de idade. Depois, o Estado passava a cuidar delas (e treiná-las no serviço militar) até os 60 anos;
  • Até os 18 anos, os meninos aprendiam a ler e a escrever, e passavam por um duro treinamento. Dos 18 aos 30, dedicavam-se exclusivamente ao exército. Depois entravam na Assembléia, onde participavam das decisões do governo. Somente depois dos 60 anos é que podiam virar magistrados e ocupar cargos no governo;
  • As meninas eram educadas em casa, quase da mesma forma. Também tinham que fazer muitos exercícios. A mulher tinha muito prestígio e liberdade nas relações sociais;
  • O exército tinha muita importância na vida dos espartanos. Graças a seu exército, Esparta se tornou a cidade-estado mais forte da Grécia.



Atenas

  • Fundada em homenagem à deusa da sabedoria, Atena;
  • Os jônios construíram a Acrópole, que abrigava os edifícios públicos e o templo, numa colina;
  • Os atenienses passaram por várias formas de governo até chegarem à democracia:
  • No início, os atenienses eram governados por uma monarquia aristocrática. Revoltas dos cidadãos forçaram o governo a criar e reformar as leis e direitos;
  • Em 560 a.C., começa o período da tirania, um governo que não tinha origem legal (o governante havia tomado o poder à força). Mas nesse período Atenas se desenvolveu, melhorou a agricultura, incentivou a colonização, etc. Esse governo durou uns 50 anos;
  • Em 508 a.C., com outro governante, Atenas foi dividida em demos (distritos), habitados por todo tipo de classe social. Os atenienses livres agora tinham o direito de escolher seus governantes. Surge então a democracia;
  • Criação dos princípios da República, que diziam que:

    • As leis nascem da vontade dos cidadãos;
    • Todos os cidadãos são iguais perante a lei;
    • Todos os cargos públicos são acessíveis aos cidadãos que respeitam as leis;
  • Havia em Atenas instituições sobre as quais a República se sustentava. Por exemplo:
    • O Senado, onde, entre outras coisas, eram estudadas as leis que seriam propostas aos cidadãos;
    • A Eclésia, a assembléia popular, onde todos os cidadãos se reuniam para votar as leis propostas pelo Senado, escolher os magistrados e discutir as questões públicas;
  • As mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos não participavam da democracia de Atenas;
  • Os estrangeiros tinham que pagar impostos e, em caso de guerra, servir no exército;
  • Os meninos cujos pais pudessem pagar uma escola eram educados a partir dos 7 anos por um pedagogo. Aos 18, prestavam serviço militar obrigatório, e aos 20 tornavam-se cidadãos;
  • As meninas não recebiam nenhum tipo de educação, pois as mulheres eram excluídas da vida política e das reuniões sociais da cidade;
  • No século V a.C., a invasão dos persas une quase toda a Grécia em uma guerra;
  • Começa o filme 300 de Esparta XD



Grécia clássica



  • Na guerra contra os persas, todas as colônias gregas da Ásia Menor foram dominadas e todas as cidades gregas se renderam, exceto Atenas e Esparta. Assim começou a primeira guerra médica (que tinha esse nome porque os gregos achavam que os persas eram os medos);



Primeira guerra médica (490 a.C.):

  • Os atenienses enfrentam os persas sozinhos, e apesar da desvantagem, conseguem vencê-los. Os persas se retiram;
  • Atenas inicia a construção de uma frota de 400 navios e se transforma na potência marítima do Mediterrâneo.



Segunda guerra médica (479 a.C.):

  • O rei persa, Xerxes (Rodrigo Santoro XD) prepara um exército imenso e uma frota de 4 mil navios;
  • Atenas e Esparta se unem para enfrentar o inimigo no desfiladeiro de Termópilas. Mas por causa dos jogos olímpicos, o exército espartano estava desfalcado e enfraquecido. Os espartanos, liderados pelo rei Leônidas (sim, o cara do This is Spartaaaaaaa!!! XD), foram derrotados;
  • Os persas chegam a Atenas, destruindo boa parte da cidade. Mas os atenienses conseguem derrotá-los, assim como os espartanos mais tarde, em outra batalha.



Terceira guerra médica (450 a.C.):

  • As cidades gregas formam uma confederação para derrotar os persas definitivamente;
  • Com o fim das guerras médicas, Atenas se torna a capital de um grande império;



O imperialismo Ateniense



  • Surge Péricles, que governou em Atenas por 30 anos. Sua época ficou conhecida como o “século de Péricles”;
  • Atenas inicia uma época de colonização e imperialismo, com sua moeda se impondo por todo o Mediterrâneo oriental;



A guerra civil: a decadência do mundo grego



  • A guerra do Peloponeso (431 a.C. - 404 a.C.): Sitiada por terra e mar, debilitada pela fome e por lutas internas, Atenas se rende a Esparta. O poder militar ateniense termina;
  • Esparta entra no controle da situação, criando uma tirania muito pior do que a grega;
  • Atenas, Corinto e Tebas se unem contra Esparta. Os tebanos derrotam Esparta, e Tebas se torna a cidade mais importante da Grécia;
  • Não demora muito, e Tebas cai nas mãos de novos donos: os macedônios.



O século de ouro da cultura grega



As artes

  • A maior parte do que os gregos criaram foi herdado da cultura cretense;
  • Os gregos conseguiram expressar na arte uma preocupação especial com o ser humano acima de todas as criações;
  • Foi base da chamada arte clássica, por sua simplicidade.



As letras

  • O mundo deve aos gregos a criação de quase todos os gêneros literários;
  • O teatro surgiu nas festas que os gregos organizavam todo ano ao deus Dionísio;
  • Teatro: tragédia e comédia;
  • Os gregos também foram o primeiro povo a se preocupar com a História.



As ciências

  • Os gregos se dedicaram ao desenvolvimento da medicina;
  • A filosofia nasceu na Grécia. Lá surgiram os pensadores que se preocupavam em saber a origem e o destino da existência humana;
  • Os maiores filósofos foram Sócrates, Platão e Aristóteles.



A Grécia helenística



  • Surge um homem cujos ideais transformaram a Grécia clássica: Filipe da Macedônia;
  • Filipe da Macedônia conseguiu o que nenhum grego conseguira: ele uniu todas as cidades gregas em uma única liga para enfrentar os persas.
  • Filipe é assassinado às vésperas da invasão;
  • O filho de Filipe, Alexandre Magno, que ficou conhecido como “Alexandre, o Grande”, realiza os projetos do pai: com um exército de 35 mil homens, luta contra o exército de 1 milhão de persas e vence. Liberta, então, as cidades gregas e torna toda a Palestina uma província grega;
  • Alexandre Magno invade o Egito e é consagrado faraó. Lá funda a cidade de Alexandria;
  • Toda a Mesopotâmia se rende perante o exército de Alexandre;
  • Alexandre morre, aos 33 anos (em 323 a.C.), vítima de uma febre violenta;
  • O império é dividido em 3 partes pelos generais: Egito, Síria e Macedônia;
  • As cidades gregas vivem uma fase decadente, de lutas e rivalidades, até serem dominadas pelos romanos.



A civilização helenística



  • A civilização helenística de Alexandre Magno teve como principal característica a difusão da cultura grega no Oriente e a assimilação de cultos e filosofias orientais no Ocidente;
  • Ao entrar em contato com as culturas do Oriente, a arte grega deixou se ser grega e passou a ser universal.

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